sábado, 13 de junho de 2009

Paisagens

-Caos blocos-




É uma paisagem granítica e aparentemente com blocos dispersos ao acaso.
O granito ao arrefecer e por alivio de persão , o granito vai-se fracturar em paralelipipedos quase perfeitos. Com algum tempo, pelos agentes erosivos o granito começa a desgastar-se nos vértices e nas arestas.
A serra de Sintra, Gerês e a serra da Estrela são um exemplo de paisagem garniticas.

-Diaclasses-


São fracturas na rocha sem movimento, formam-se no basalto, vão-se facturar por contraste de temperatura, formando prismas exagonais. Com os agentes erosivos os vértices e as arestas vão-se desgastando formando órgãos basálticos ou disjunção prismática.

Ciclo das rochas


domingo, 7 de junho de 2009

Rochas Metamórficas

Para se formar uma rocha metamórfica é percisso que haja temperaturas e persões médias.

Existem 3 processos das rochas metamórficas:
-Metamorfismo regional-



Ocorre na bacia de sedimentação, os materiais vão para a bacia, e cada vez mais materiais se vão depositar na bacia, assim a bacia de sedimentação começa a descer por causa do peso dos materiais que sofrem um aumento de persão e de temperatura, ficando assim os materiais orientados sem sofrer transformação.

-Metamorfismo de impacto-





Ao meteorito embater na superfície terrestre vai formar uma cratera, como o meteorito está a altas temperaturas vai cozer as rochas que estão por de baixo do meteorito que vai reduzir-se a pó.

-Metamorfismo de contacto-


Quando a câmara magmática instala-se nas rochas, como esta a altas temperaturas vai cozer as rochas que estão á volta e assim vai criar aurélolas .